Estatuto Editorial
Hoje quero comunicar a quem de direito precise de Ver o ESTATUTO EDITORIAL do Jornal Negócios de Valpaços que pode Consultar o nosso Blog. Site http./valpacosemnoticia. blogspot.pt/
Estatuto Editorial 2016
1—O Jornal Negócios de Valpaços é um órgão de informação generalista, com Sede em Valpaços, Praça da República Nº5 – A, 5430-444 Valpaços e pretende intervir na atualidade e na vida dos Concelhos, dos DOIS DISTRITOS: Distrito de Vila Real e Distrito de Bragança.
2--- O Jornal pretende contribuir para o desenvolvimento destes Concelhos, (onde está inserido), defendendo a Cultura, o património sócio económico, o trabalho, o ambiente natural, construindo atividades produtivas, também o lazer e demais campos que impliquem a valorização, o crescimento e a mudança das condições de vida dos seus habitantes.
3--- O processo informativo a praticar pelo Jornal Negócios de Valpaços, rege-se pelo cumprimento da verdade e da isenção, abarcando um grande leque de opiniões, desde que fundamentadas e não atentatórias à dignidade e aos direitos dos cidadãos e das instituições, nomeadamente, o seu bom nome e a sua vida privada.
4---O Negócios de Valpaços existe para contribuir para o desenvolvimento Regional, desenvolvimento Social, Informativo e formativo, para o progresso Social e desenvolvimento Social informativo e formativo para o progresso Social, defendendo a cultura, o comércio e a Indústria.
5--- A informação que se pratica no Jornal Negócios de Valpaços, tem que se fundamentar em factos e verdades, mas aberta, sem discriminação, a todas as correntes de opinião, no respeito por todas as ideologias partidárias e todos os credos religiosos, com o único objetivos de defesa dos direitos dos cidadãos, o direito á vida humana e ao bom nome das Instituições Sociais e/ou Estatais…
6--- Todos os trabalhos de correspondentes serão assinados, dando-lhes conhecimento da nova Lei (e das suas responsabilidades). Quanto a outros trabalhos enviados à redação do Negócios de Valpaços, enviados por pessoas do meio social, só serão publicados desde que haja identificação dos eus autores e estes assumam as sua responsabilidades e, ainda, que estes trabalhos não sejam discriminatórios, ou atentados particulares.
7--- As Cartas ao Diretor tem que ter fundamento e tem que ser assinadas e os autores identificados, reservando o DIREITO ao Diretor de concordar ou discordar e que, se justificar, este fará nota de Redação se tiver necessidade disso. Mas aos seus autores não serão permitidas contra respostas. Também as cartas sem identificação não terão qualquer resposta no Jornal. Pois o Jornal nunca dará crédito ao anonimato.
8--- Os artigos não assinados serão sempre da responsabilidade da Equipa Redatorial conjunta, sob a supervisão do Diretos da publicação… O Diretor não garante a publicação “per si” os artigos não assinados e não solicitados, reservando-se também de chamar a si a correção, defeitos de ortografia e sintaxe, ainda eliminando passagens, cujo o conteúdo seja desnecessário para a compreensão do tema, que sejam abusivos à liberdade de expressão, ou atentatórios à dignidade das entidades focadas. Estes pressupostos são também aplicados a textos, ou gravuras de caráter comercial…
9--- A informação contida nas páginas do Jornal Negócios de Valpaços, rege-se genericamente pela Lei de Imprensa, tendo em atenção de igual modo, as premissas referentes ao setor, incluídas na Constituição da República Portuguesa.
10--- Em consequência dos números anteriores, nas páginas do Jornal Negócios de Valpaços, não se aceitam matérias que defendam a discriminação de qualquer género: Radical, Social, sexual, religiosa, ou político/partidária.
11--- O Jornal compromete-se a respeitar os princípios deontológicos da Imprensa e da ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou deturpando informação.
12--- O Jornal procurará as suas fontes por iniciativa própria, mas não se sente obrigado a divulga-las, salvo se por elas for autorizado, ou com autorização do Diretor, se este considerar oportuno. Mas pela defesa do diálogo, incentivará o direito de resposta, mesmo que através dele se gere polémica.
13---O Jornal Negócios de Valpaços, não aceitará formas de pressão, do Meio Social ou politico, nem se subordinará a sujeições impostas do exterior e, no estrito cumprimento da independência a que se propõe, é contra toda e qualquer forma de censura, assumindo por inteiro a responsabilidade dos assuntos que trata.
14--- O cumprimento de independência e de liberdade, do Jornal Negócios de Valpaços, tem por princípio, a independência da liberdade dos outros, mas respeitando sempre a liberdade de Imprensa, consagrada na Constituição Portuguesa, agindo sempre contra e qualquer forma de censura, tendo o compromisso de assumir a responsabilidade em todos TEMAS e assuntos que tratar.
Comentários
Enviar um comentário